Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

3.jpeg

Realizou-se, no dia 27 de fevereiro, uma sessão na Casa da Cultura de Coimbra que celebrou o 49º Aniversário da Proclamação da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), pela Frente Polisário, a 27 de Fevereiro de 1976.
A sessão foi promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), pelo Ateneu de Coimbra, pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e pela União dos Sindicatos de Coimbra (USC/CGTP-IN) e controu com a participação do representante da Frente Polisário em Portugal, Omar Mih.
Na abertura da sessão foi entregue, por Mafalda Pena, do CPPC, um exemplar da carta-aberta pela concretização do direito à autodeterminação do povo sarauí subscrita por 40 organizações e enviada nessa mesma manhã ao Primeiro Ministro de Portugal.
Entre várias intervenções de representantes das organizações promotoras e também de Omar Mih, ficou expressa a denuncia de Marrocos, que impede o acesso aos territórios ocupados de jornalistas, investigadores, juristas e parlamentares de todo o mundo para evitar que tomem conhecimento ou divulguem as violações praticadas pela potência ocupante.
Dos participantes reafirmou-se a solidariedade com a luta do povo sarauí pelo seu direito à autodeterminação.